A Pesquisa Doação Brasil (PDB) tem por objetivo avaliar a percepção e a prática de doação pela população brasileira. Sua primeira edição foi realizada em 2015, quando não havia disponibilidade de dados suficientes e confiáveis sobre o comportamento do doador individual, do cidadão comum. Esse primeiro estudo foi feito pelo IDIS, com apoio técnico do Instituto de Pesquisa Gallup
Os resultados da Pesquisa Doação Brasil 2015 representaram uma revolução na forma como a Cultura de Doação era vista no País, pois revelaram que quase a metade da população (46%) havia doado para organizações sociais, em 2015, pelo menos uma vez. A pesquisa também mostrou que os valores doados eram baixos (entre R$ 240 e R$ 480 por ano), mas o montante total atingiu a cifra de R$ 13,7 bilhões naquele ano. Mais do que todo o investimento social privado feito por empresas!
Conheça os resultados da Pesquisa Doação Brasil 2015
A segunda edição da Pesquisa Doação Brasil foi realizada, conforme previsto, cinco anos após a primeira, isto é, em 2020 Ela, também foi coordenada pelo IDIS mas, dessa vez, foi conduzida pela Ipsos A segunda edição coincidiu com a pandemia de Covid-19 e com o agravamento da crise socioeconômica, já instalada no país desde a primeira edição do estudo.
Os próprios resultados da Pesquisa Doação Brasil 2020 comprovaram o efeito dessa crise sobre a cultura de doação do País. Entre 2015 e 2020, o percentual de doadores de todos os tipos (dinheiro, bens e trabalho voluntário) caiu. Enquanto em 2015, 77% da população havia feito algum tipo de doação, em 2020, o percentual ficou em 66%. Quando se trata de doação em dinheiro, a proporção caiu de 52% para 41%. E no caso de doações para organizações/iniciativas socioambientais, a redução foi de 46% para 37%.
A pandemia de Covid-19 encolheu as doações, mas provocou uma melhora na forma como a população passou a enxergar a doação. Em 2020, mais de 80% da sociedade acreditava que o ato de doar faz diferença, e entre os não doadores, essa concordância atingia 75%.
Conheça os resultados da Pesquisa Doação Brasil 2020
Esta terceira edição chega passados apenas dois anos da medição anterior e se propõe, principalmente, a elucidar se os resultados de 2020 foram a resposta pontual a uma emergência atípica, ou se revelaram, de fato, uma tendência mais consolidada na cultura de doação dos brasileiros.
Diferentemente das edições anteriores, a Pesquisa Doação Brasil 2022 traz, além dos dados gerais sobre a cultura de doação no Brasil, um estudo temático a partir de dados focados nos hábitos e atitudes de doação dos jovens da chamada ‘Geração Z’, nascidos entre 1996 e 2004.
Baixe a Pesquisa Doação Brasil 2022 e conheça os resultados